Dia 11 da Itália à Índia novamente

by on December 11th, 2009
187 CommentsComments
Centro Cultural da Juventude e suas vistas

Centro Cultural da Juventude e suas vistas

Da Itália à Índia passando pelo Canadá

Ontem dia 10 tivemos 50 % a mais de público que quarta.

E neste dia 11 começamos com um curta italiano:  Produção sem Resposta, dirigido por Gabriele Agreste, que só se revela no final. Ele mostra como o branco pode aparecer em várias coisas em matizes diversas.

E depois o documentário do Canadense David Cherniack: O Oráculo. Ele foi a única pessoa autorizada a filmar o Oráculo do Estado do Tibete em transe. O Oráculo é uma pessoa que entra em transe e incorpora uma entidade que faz predições sobre os rumos políticos da Nação Tibetana, sendo consultado em situações de crise. Ele é passado de pai para filho. No filme vemos Sua Santidade O Dalai Lama mostrando sua visão tanto do Oráculo do Estado como de outros oráculos do Tibete.

Oráculo Nechung em Transe

Oráculo Nechung em Transe

Os Oráculos dentro do Budismo Tibetano lembram um pouco a incorporação da centelha dos Orixás nos rituais do Candomblé. Eles tremem, falam com vozes diferentes das pessoas que os incorporam, tem uma força descomunal.  O filme é uma aula sobre este aspecto do Budismo e da Cultura Tibetana. Sua origem vem da Religião Xamânica Bon Po, que era dominante no Tibete antes da chegada do Budismo da Índia, e se fundiu com ele criando o Budismo Tibetano, ou Lamaísmo ou Budismo Vajraiana.

Vistas do CCJuve

Vistas do CCJuve

Cada vez que vou ao CCJuve me encanto mais com sua arquitetura, transparente, cheia de espaço, num contraste com a paisagem congestionada da periferia à sua volta.

Glaucia Maria cooordena a produção

Glaucia Maria cooordena a produção


Categories: Uncategorized

Comments

Feed
Trackback URL

Leave Comment

Commenting Options

Alternatively, you can create an avatar that will appear whenever you leave a comment on a Gravatar-enabled blog.