3° e 4° dias da Mostra – 3th and 4th Festival Days

by on October 15th, 2010
175 CommentsComments

Tivemos dia 08 de outubro os dois últimos filmes da série Mulheres de Poder de Costanzo Allione:

Nádia Stepanova em ritual no Brasil

Nádia Stepanova em ritual no Brasil

Nádia Stepanova é uma pessoa muito especial. Ela é a maior Xamã viva de etnia mongol. Esteve duas vezes no Brasil em 1996 e 2008, realizando rituais e curas.

O diretor Costanzo Allione em meio às Velhas Crentes

O diretor Costanzo Allione em meio às Velhas Crentes

Savoniha é uma curandeira de tradição cristã, e faz parte da seita Cristã Ortodoxa dos Velhos Crentes, que fica curiosamente no mesmo país da Xamã Nádia Stepanova,a Buriátia, que fica entre o Lago Baikal e a fronteira com a Mongólia, parte da CEE (comunidade dos estados independentes que restou da dissolução da ex-URSS, União das Repúblicas Socialistas Soviéticas).

O curioso do filme é que existem práticas religiosas,  que são tratadas como sendo tradicionais da seita dos Velhos Crentes, mas se relacionam muito mais com práticas Xamânicas, como no culto das árvores que é tratado no filme.

As religiões se movem como se movem os homens e se transformam, mas as hierarquias que as comandam legitimam as apropriações conduzidas pela influência de novas práticas e tempos.

Para finalizar hoje dia 15 de outubro teremos Tempos Incertos, de Diego Pos, um filme exemplar ao mostrar uma comunidade judaica de fazendeiros no Suriname.

A Sinagoga remanescente em Panamaribo

A Sinagoga remanescente em Panamaribo


Categories: Uncategorized

Comments

Feed
Trackback URL

Leave Comment

Commenting Options

Alternatively, you can create an avatar that will appear whenever you leave a comment on a Gravatar-enabled blog.